A História

 

10 anos construindo história…

Uma década de desafios, vitórias, conquistas e resultados. O Colégio Integração CELEBRA o seu aniversário colhendo os frutos de uma Educação de Excelência.

 

Nossa história teve início no dia 10 de fevereiro de 2003, quando abrimos as portas para a comunidade de Teixeira de Freitas. A ansiedade e as expectativas foram superadas no momento em que recebemos os 159 alunos para a Aula Inaugural.

Naquele ano, atendíamos apenas os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª à 8ª Séries, hoje, 2º ao 9º Anos.

Foi um ano de luta e desafios em que os esforços do trabalho em Equipe e a confiança dos Pais e dos Colaboradores fizeram-se reconhecidos, levando-nos ao ano seguinte, à implantação do Ensino Médio.

A partir de então, oferecíamos à Comunidade de Teixeira de Freitas e regiões circunvizinhas os segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Gradativamente, mas de forma incansável, o Colégio Integração veio se fortalecendo ao longo dos anos e conquistando aos poucos, o respeito e a credibilidade da comunidade Teixeirense.

Celebramos neste ano de 2013, 10 anos de funcionamento e reconhecemos que este tempo, não seria possível sem a parceria dos nossos pais e alunos, bem como a qualidade do trabalho de nossa equipe pedagógica e administrativa.

Nossa Proposta Pedagógica, pautada na LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tem como vanguarda as preciosas contribuições cognitivas, socioculturais e mediatizadoras de Jean Piaget, Lev Vygotsky, Wallom e Reuven Feuerstein.

A proposta do Colégio Integração é de uma aprendizagem permanente, de uma formação continuada, considerando como elemento central dessa formação a construção da cidadania em função dos processos sociais que se modificam. O que se deseja é que as crianças e os adolescentes que adentrarem em nossa instituição desenvolvam competências básicas que lhes assegurem a capacidade de construir seu próprio conhecimento.

 

MOMENTO ATUAL

Hoje, o Colégio Integração oferece aos nossos 483 alunos que cursam da Educação Infantil ao Ensino Médio, uma estrutura física composta de 18 salas de aulas climatizadas, sendo os três segmentos separados, o que favorece uma aprendizagem mais adequada. A escola oferece ainda, Laboratório de Ciências Físicas e Biológicas, Sala de Artes, Sala de Vídeo, Cantina, Parque Infantil, Quadra Esportiva coberta, Campo de Futebol e um enorme jardim que compõe uma paisagem escolar agradabilíssima.

O Colégio Integração incentiva o desenvolvimento coletivo e individual de cada criança e adolescente, respeitando suas peculiaridades e singularidades. Para isso, adotamos os quatro pilares básicos da educação para o século XXI consagrados pela UNESCO,para a Educação no Século XXI:

  •  Aprender a fazer;
  •  Aprender a conhecer;
  •  Aprender a ser;
  •  Aprender a viver juntos

 

UM AMBIENTE ACOLHEDOR E FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM

Um indivíduo necessita desde criança obter o prazer de ler, de se informar, para assim desenvolver suas próprias ideias, habilidades e pensamentos.

Desenvolver o prazer da leitura é uma das propostas da “Biblioteca Ziraldo” do Colégio Integração, atendendo crianças, adolescentes e colaboradores, buscando sempre criar um ambiente acolhedor e favorável à leitura.

O contato com o livro enriquece culturalmente o indivíduo e promove a sua autonomia, ao tempo em que contribui para o melhoramento da competência linguística oral e para a aprendizagem do código escrito da sua própria língua.

As turmas do Maternal ao 4º ano do Ensino Fundamental frequentam esse espaço, acompanhadas por seus professores, para desfrutarem do prazer de estar em contato com a magia da leitura. A Biblioteca Ziraldo tem um espaço reservado e horários específicos para essa faixa etária, quando na oportunidade, escolhem o livro que levarão para casa.

As turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio frequentam a biblioteca acompanhados dos professores para a orientação das Pesquisas Bibliográficas.

Além do trabalho monitorado, os alunos tem acesso direto ao acervo literário com autonomia para retirarem obras para serem lidas em casa através de empréstimos.

 

 PROJETOS PEDAGÓGICOS

Todo ser humano é curioso e sua vontade e necessidade de aprender são condições de sobrevivência. Como ser vivo, ele não aprende apenas por prazer, mas, sobretudo, por necessidade.

Os projetos são oportunidades excepcionais porque possibilitam um arranjo diferente nas dinâmicas de aprendizagem. Propõe o contato com o mundo fora da sala de aula, fora dos muros da escola, na busca de problemas verdadeiros.

É nesse contexto que são inseridas as viagens de estudos, as pesquisas culturais e científicas e os projetos interdisciplinares.

Projetos bem orientados motivam os alunos e professores a superarem seus conhecimentos rompendo os limites do ensino tradicional. Altera substancialmente o sentido da aula, desmistificando aquele modelo em que o professor fala e os alunos ouvem. Perguntar, explorar, questionar, são expressões diversificadas pelo desejo de aprender.

 

UMA DÉCADA DE GRANDES CONQUISTAS

Com bases sólidas e projetos bem orientados, o colégio integração inicia mais uma década, assumindo a continuidade de uma educação de excelência.

Com bases tão sólidas, o Colégio Integração Comemora e Celebra seus 10 anos de funcionamento, colhendo belos e saudáveis frutos, evidenciados e constatados pelo alto índice de aprovação de seus alunos no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio e nos vestibulares das mais conceituadas universidades públicas do país.

A consolidação e o RECONHECIMENTO do empreendedorismo, do sonho, do talento e da competência de seus Gestores e Colaboradores, fez do Colégio Integração a melhor Escola do ano de 2011, sendo agraciado com o prêmio Destaque Empresarial.

Ainda colhendo os frutos do empenho de toda a Equipe, o Colégio Integração alcança a MAIOR MÉDIA do ENEM 2011, na cidade de Teixeira de Freitas e o 24º lugar no Estado da Bahia.

 

 A PRÓXIMA DÉCADA

Com o sentimento de AGRADECIMENTO a todos que fizeram e fazem parte dessa história, o Colégio Integração pretende continuar como espaço de reflexão, criatividade e pesquisa.

Proporcionamos e proporcionaremos cada vez mais às nossas crianças e adolescentes, condições para que ultrapassem a posição de meros receptores do saber historicamente construído para caminharem comprometidos com a construção do conhecimento e do acesso à cultura e que busquem acima de tudo, o espaço de liberdade e prazer nos estudos em oposição ao constrangimento limitante do conhecimento escolarizado.

 

Texto: Silvia Helena Leão Caldas

Pedagoga e Mantenedora do Colégio Integração.

 

Veja Galeria de Fotos


Web Mail
Z13 - Sua Fábrica de Web e Multimídia